terça-feira, 15 de dezembro de 2009

REVISITANDO A HISTORIA parte 4 ( um desejado meio toto )

Um dos mais extravagantes e aldraboes historiadores desta colonia, Julio Diniz (1720-1831)sobrinho-neto de D.Diniz o Latifundiario, narra-nos no seu falhado pasquim,"Historia de Portugal aos Quadradinhos a epopeia mais sonolenta que ate hoje nos tocou pela porta. Aqui vai, (assim por alto).
-Aleliuia! Aleluia! -Gritaram os turcos, quando a frente (embora ha quem diga que era atraz) de uma densa cortina de nevoeiro, viram aparecer-lhes montado numa mula branca aquele que era a altura o 39º. rei de Portugal embora quase todos eles desconhecessem tamanha desgraça.
O cenario, era para os filisteus assustador! O fedelho, empunhava na mao direita uma navalha de ponta e mola e na na outra pata um terrivel e ameaçador biberao.
-Mas nao deviam estar na escola?-Entroalhavam-se encolhidos e amedrontados os barbudos perante o atrevimento do seu mais que provavel e sanguinario algoz.
-La dever deviam,-acrescenta o palerma do Julio, mais besta que o tio-avo,-mas sabem como e...as companhias e o que fazem!
Mas sejamos pios. O pingente era um bocado para o imbeciloide e uma nulidade em geografia. Nescio como era, ninguem lhe tirava da cabeçorra que Alcacer-Quibir era ali para os lados de Grandola e banhada pelo rio Douro.
- A cena e bue de simples. O pessoal chega la, da meia-duzia de peidos e os moiros vao logo ao banho vestidos e tudo- gritou o rapazola ao gang que a falta de melhor tinha tido a ousadia de seguir o biltre.
Ao fim de muito nadar a quadrilha la chegou ao local da palhaçada. Tudo na maior. Curtiram umas passas, beberam umas bjecas, uns pipis.
-Bem pessoal, vamo-nos a eles que nem tarzoes,-gritaram ja bebezanas!
No principio, os indigenas ainda levaram aquilo para a brincadeira. Um deles chegou mesmo a oferecer-lhe uma roca com guizos e tudo, enquanto outro o desafiou para brincar a panhada. O certo e que o parvalhao nao parava de insistir na dele, e rapando de uma fisga tentou acertar nas trombas do Mulei Moluco comandante da paciente maralha turca. Este, que tambem era pai e logo de 14 filhos, e sabendo o que isso custa, ainda tentou levar as coisas a bem.-Vai mas e fazer os trabalhos de casa. Nao e dia dos escoteiros? Coisas assim. Ate que se passou da bola e cansado de tanta insolencia ordenou que lhe dessem uns açoites valentes no rabinho.
-Ja nao ha respeito pelos mais velhos!- Acrescentou o Emir.
O que aconteceu a seguir e uma das paginas mais negras da nossa historia. O barda-merdas desatou a dar a sola, escondendo-se choramingas nas saias do amante da velha, um Cardeal pecaminoso, lascivo e cheio de libido nas ventas, que andava sempre com os copos e no regabofe.
Henrique, o tal Cardeal era um blasfemo cheio de virtudes, a quem, ainda hoje as crianças tratam cordialmente por paizinho, o que me faz alguma confusao.
Mas continuando...o menino que nao nadava por ai alem, acabou por se lançar ao mar em fuga daqueles mauzoes, engrossando por isso, a cadeia alimentar de tudo o que era peixe.
O seu corpinho inocente nunca mais deu a costa.
A populaça pos-lhe o cognome de o Desejado. Ainda estou para saber porque. So se fosse para adubo, ou quem sabe, farinha de peixe.
Como tudo o que era capitalista, fidalgo, jet-set e outros gatunos afins, ficou por la, uns com a cabeça separada do tronco, outros por terem ido ao banho com o Sebastiao e mais alguns amancebados com as turcas, nada mais restou ao ao Henrique que ficar a tomar conta da gestao do condominio.
Aqui ao lado, Filipe II, primo direito do alarve do cachopo, e legitimo herdeiro da coisa, la se dispos a tomar conta do estabelecimento. Depois o filho e o neto foram dando andamento ao negocio ate que um tal Miguel de Vasconcelos com as ceroulas borradas de medo se escondeu dentro do armario. e tudo voltou a pasmaceira habitual, tendo os hermanos trespassado a loja, com os resultados que estao a vista.
Socrates (469-399 a.C.) esse filosofo ranhoso que tanto admiramos, citaria no seu livro 100 maneiras de cozinhar bacalhau o Cardeal ordinarote: "talvez seja altura de vender a TVI aos espanhois"!

( a seguir: sera que a Isabel era assim tao santinha ? Nao sei porque, mas... )

Sem comentários:

Enviar um comentário