terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

REVISITANDO A HISTORIA parte 8 ( Pombal o Rumsfelde dos tempos modernos)

Eu sei que voçes acham este vosso humilde parolo um mauzao. Talvez. Mas que dizer do Sebastiao Jose, para os amigos o Mullah Jose, o mais refinado filho da mae (para nao dizer outra coisa, pois ao que parece o desgraçado nao conheceu a progenitora, e, nao adianta por isso, exovalhar a infeliz)?
O grande urso era um espertalhaço assim a modos que o Donald Rumsfeld, a quem no dia 1 de Novembro de 1755 saiu o euromilhoes mas com jackpot e tudo em sociedade com mais meia-duzia de patos bravos.
Nao sou eu que o digo, mas sim Joaquim da Silva (1348-1449 D.c.), um historiador mais mentiroso que eu no seu livro Frei Luis de Sousa, ainda hoje terrifico instrumento de tortura para tudo o que fedelho.
Eis o que narra o javardolas.
Quando na manha chuvosa ao dia seguinte a essa graça de Deus o homem se levantou ainda de calculadora na mao e proferiu a frase que o haveria de imortalizar,"pois e, vamos la enterrar os desgraçados e reconstruir esta merda", todo o conselho de administraçao da recem-criada e florescente empresa, Melo & Filhos Reconstuçao e Obras Publicas, S.A. se levantou em peso num unissono aplauso:
-Viva o senhor Engenheiro Arquitecto Presidente do Conselho Fiscal e Tesoureiro!
-Que Ala acompanhe o senhor Sebastiao e sua exm.familia!
-Que grande homem o senhor Jose de Carvalho! Ainda esta merda treme toda e ja ele trata do nosso futuro!
-So vejo e guito senhor Jose Melo! So vejo e guito!
-Mas...desculpe la iminencia ( ha sempre um camelo desmancha-prazeres), tambem temos de cuidar dos vivos nao e? Aquela coisa da Historia, nao sei se esta a ver?
-Pois e Mascarenhas da Silva, que maçada, entao nao e que me tinha esquecido dos miseraveis!
- Respondeu o homem, olhando de lado para o intruso e sabendo que este estava prestes a entregar a alma ao criador.
-Ainda por cima, agora nem podemos contar com os gringos que ja tem chatices que cheguem com aquela coisa das independencias ou la o que e,-acrescentava inocente Francisco de Tavora desconhecendo que o Sebastiao se preparava para lhe fazer a cama tambem a ele.
-Sonso e astuto, Verney um teologo marxista pediu a palavra:
-Pudemos e por a padradalhada toda a tratar da gentalha. Com o cansaço sempre patinam alguns!
-Ora essa! Patinam alguns? Mas os padres nao morreram todos? Oh diabo! Nao perdem pela demora! Acrescentou o biltre do Marques.
-Bem...tratem la voçes dessas coisas sem importancia nenhuma. Pode ser que com um bocadinho de sorte, ainda hajam mais cinco ou seis replicazitas. ficavamos todos a ganhar nao era?
-Que Deus Nosso Senhor o ouça reverençia-adiantava bajulador o de Aveiro na esperança de ficar com o pescoço no sitio.
-Rezemos entao! Proclamou misericordioso o pombalino dando por encerrada a sessao.
Socrates (469-399-a.C.) oportunista e a espera de tambem ganhar algum porque isto de ser filosofo ja deu no que tinha a dar, diria embevecido entre dois copos de cicuta com laranja, "quem da aos pobres empresta a Deus"! (desculpem la mas nao me lembro de coisa melhor)

Sem comentários:

Enviar um comentário