terça-feira, 26 de janeiro de 2010

REVISITANDO A HISTORIA parte 7 ( e seja o que Deus quiser ...)

Ha duas coisas historicamente coicidentes e engraçadas entre D.Duarte Pio e D.Miguel I. Ambos, vejam la, conseguiram a proeza de ser Duques de Bragança a pala de nao sei bem o que.
O primeiro, quer a viva força vir a ser Rei ca do sitio. Eu acho que o vai conseguir e ate reclamei para mim a paternidade do seu cognome: D.Duarte II"O Bem Pode Esperar Sentado". O outro, atropela aqui, usurpa acola, la conseguiu levar a agua ao seu moinho.
Eu ca por mim, seria bem mais modesto: so quero um ducalzeco qualquer pode ser da Charneca da Caparica, sempre fica ao pe da praia e eu nao me importava por ai alem.
Mas vou ser franco: se o Pio me parece um tipo as direitas embora um bocado para o isoterico, quanto ao segundo a coisa fia mais fino.
O paizinho D.Joao VI de cognome "O Ultimo a Saber", demorou a reconhecer a paternidade do rapaz e tudo porque a progenitora era uma galderia que vou-vos contar.
Dizia-se que o putativo miguelinho ate tinha os olhos do jardineiro do palacio, embora o despeitado irmao Pedro, teimasse que o fedelho tinha era o nariz do moço de estrebaria. Ja a prima Glorinha, prestes a ver o trono por um canudo, e com a ingenuidade propria das miudas metidiças e que estao sempre a dizer coisinhas fazia uma birra: -Nao e nao! O primo tem a boca do Sr. Amadeu que esta ca a arranjar os canos ha mais de um ano e nunca mais se vai embora! Crianças, o que se ha-de fazer!
Parece-me mais logica, no entanto, a opiniao do cornudo do Joao:-Nao! Se voçes repararem bem os dedos dos pes da luz dos meus olhos sao tal e qual os do Junot!
-Importa acrescentar para quem nao sabe, e sao quase todos, que Junot era um apaneleirado general frances, que um dia quis por isto na ordem e nao largava as saias da Carlota e a ferramenta do pobre do Amadeu, so com merdinhas e coisas assim e que tinha fama de dar para os dois lados, se bem me entendem.
Bem, mas como eu tambem sou Pai e reconheço que a paternidade e quase sempre desconhecida, aceito que o cota tinha um problema dos diabos. O pedrocas, ao que parece, tambem era um doidivanas levado da breca.
Ja com idade para ter juizo nos cornos, meteu-se num aviao e ala-que-se-faz-tarde, deu de sola para o Brasil.
La montou uma firma de import-export de imenso sucesso. Para la iam uns saloios abrir padarias e super-mercados; para ca vinham umas brasileiras boas como o milho trabalhar no florescente negocio da venda de artesanato bielorusso, gerido pela matrona da Carlota mas com capital frances.
Invejoso e doido por caipirinhas e broa de milho, o Miguel nao tardou a andar a trolha com o irmao pelo controlo do negocio na ansia de expandir tao frutuoso e lucrativo intercambio o que parece ter conseguido, basta ver o que vai para ai de casa de artesanato bielorusso.
Esse ordinarote e masoquista filosofo do Socrates (469-399 a.C.), talvez por tambem nunca ter sabido quem era o verdadeiro pai, confortaria a Carlota colocando-lhe a cabecinha no ombro:- Deixa la Carlota que eu dou uma ajuda a consertar a canalizaçao!

1 comentário:

  1. Ah grande Tavares! A tua versão da História de Portugal está o máximo. Está muito mais criativa do qe a do José Hermano Saraiva.

    ResponderEliminar