terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

REVISITANDO A HISTORIA parte 10 ( isto e que era um homem as direitas)

Catarina Vanessa (1921-1974 D.c.) historiadora toxicodependente, viciada em rebuçados para a tosse e na inalaçao de super-cola 3 com acido sulfurico, retratava desta forma no seu livro "O Marinheiro que Gostaria de um Dia Chegar a Bom Porto", Sua Exelencia o Senhor Almirante Americo de Deus Rodrigues Tomas: " o Americo era um destemido timoneiro, que apesar dos seus 1497 naufragios sempre fez questao de ser o primeiro a abandonar o bote".
Mas afinal, em que e que ficamos? O cronista particular do marujo, Jose Carlos (1889-1984 D.c.) apesar de ja nao dizer coisa com coisa, e deveras contundente no seu livro "Os passarinhos": "desconfio que o homem a unica vez que meteu os pes num barco, foi quando atravessou o Tejo num cacilheiro, para ir mamar uma caldeirada com todos a Trafaria com a sua Gestrudes".
Mentor e ideologo do 25 de Abril, marxista convicto e fundamentalista ate ao tutano, era um estimado lider de tudo o que era operario, camponio e maltrapilho. Era tu-ca-tu-la com o bigodaças do Estaline, refinado e inclemente barda-merdas, que a fazer fe no que diz o moribundo do Jose Carlos, ao pe do nosso Americo, nao passaria de um imberbe menino do coro, inocente e incapaz de fazer mal a uma mosca.
Face ao feitio vincadamente sanguinario do nosso Almirante, nao deixa de ser estranho que na revoluçao do 25, nem sequer se tivesse ouvido um tirito, sei la, um cadaverzinho na berma da estrada, ao menos umas pilhagenzinhas... um pide enforcado aqui ou ali, para compor um pouco mais a coisa. Uns panhonhas e o que somos!
Mas no que eramos verdadeiramente bons, uns mestres a maneira, era em nao fazer ponta de um corno. Qual vergar a mola, ajudar a reconstruir o Pais, merdas assim. Fazer greve e que estava a dar. Ate ao meio-dia caminha e depois para fazer ver aos reaças que embora meio ensonados, nao deixava-mos de estar atentos, uma manifestaçaozita a proposito de nao sei bem o que.A noite cansados de tanta luta, umas cervejolas vinham mesmo a calhar.
Mas sejamos complacentes com os miseraveis; quem nunca quiz nao fazer nenhum e ainda por cima chatear o capitalismo yanque de uma forma geral e o patronato explorador e capitalista em particular, que atire a primeira pedra.
Mas voltemos a esse icone da mudança. O combatente pela libertinagem apesar de ser incapaz de distinguir um par de tomates de um mesmo numero de colhoes, levou a cabo essa impressionante frente revolucionaria chamada Reforma Agraria. Ou seja, o Zimbabwe dos nossos dias. A coisa funcionava mais ou menos assim: os latifundiarios mauzoes e egoistas que queriam tudo para eles (onde ja se viu isto) passaram a andar de cuecas na mao e a arrumar carros, pelo contrario, tudo o que era calao, mas calao revolucionario, esta bem de ver, passou a ser latifundiario tambem, mas a deixar de andar com os dedos todos cagados de estrume de vaca. E assim e que as coisa estao bem! Cada um no seu devido lugar, nao e?
Era intimo desse gato-pingado do Fernando Pessoa, do beato falso do Cerejeira e, vejam la como sao as coisas do proprio Salazar. Aos tres, tentou cativar para a revoluçao, mas ao que parece sem sucesso aparente.
Como anti-fascista, ou la o que era essa merda, tornou-se visita habitual das caves da Antonio Maria Cardoso. Consta que numa dessas visitas de cortesia, o proprio Silva Pais lhe teria arrancado as unhas dos pes a sangue frio. Coitadinho, ate a mim me doi aqui sentado.
Socrates (469-399 a.C.) com as visceras feitas num oito a pala de tanta cicuta com laranja e duas pedras de gelo, diria plagiando esse bolchevique do Davidovitch Trosky "O proletariado e uma ponte que o Tomas jamais atravessara".E se ele o diz...

2 comentários:

  1. Ai homem, não te trates que qualquer dia internam-te! E olha que não vais para a António Maria Cardoso! Vais mas é direitinho para a Casa Amarela de Barcelos!
    Está soberbo, como de costume!

    ResponderEliminar
  2. É bom que esteja por aqui! Fantastico como sempre!

    ResponderEliminar